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Gisele Bündchen, Rebeca Andrade e Liniker lideram o ranking da pesquisa “Most Influential Celebrities 2024” sobre nomes mais influentes no Brasil


Estudo realizado pela Ipsos mostra que a diversidade, poder feminino e representatividade negra são fatores que inspiram os brasileiros


Este ano, a influência midiática no Brasil se redesenha, conforme indicado pela pesquisa “Most Influential Celebrities (MIC)” da Ipsos. O estudo, que avalia o impacto das celebridades no país há sete anos, apresenta o ranking das cinco primeiras personalidades mais influentes de 2024. A análise, que considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia, oferece uma visão aprofundada sobre o poder de influência das figuras públicas na atualidade e revela como a evolução na forma de consumir conteúdo altera a percepção da influência dessas personalidades.


O poder feminino

A presença feminina se destaca no topo do ranking. Desde 2021, elas dominam o cenário de influência, representando cerca de 80% dos top 30 nomes. O top 5 é encabeçado por Gisele Bündchen, que lidera a pesquisa pela segunda vez e é uma presença frequente no ranking. Além de continuar a ser um ícone da moda,  a influência de modelo vai além das passarelas com o lançamento de seu livro de receitas, promovendo um estilo de vida saudável e encorajando milhões a cuidarem do próprio bem-estar. 

A medalha de prata na pesquisa fica para Rebeca Andrade, atleta brasileira com mais medalhas olímpicas na história do país. A ginasta simboliza superação e determinação, servindo de inspiração para jovens atletas e mulheres em todo o Brasil. A artista Liniker (3º), por sua vez, utiliza sua música para celebrar a diversidade cultural do Brasil e promover uma transformação social.

Apesar de não lançar novos conteúdos, Jout Jout (4º) ainda é uma referência significativa para muitos jovens, graças aos seus vídeos sobre feminismo, relacionamentos e autoconhecimento. A cantora Iza (5º), com sua voz marcante e carisma, se destaca na cena musical brasileira e usa sua visibilidade para fortalecer a comunidade negra. Essas figuras não apenas dominam as mídias sociais, mas também moldam a percepção pública de valores e engajamento social.

Entre as 10 celebridades mais influentes, nove mulheres, incluindo uma mulher trans e quatro mulheres negras. Essa presença no topo do ranking reflete uma busca crescente por representatividade.

Refletindo também a excelente performance feminina nos Jogos de Paris, além de Rebeca Andrade, a skatista Rayssa Leal – destaque nos atributos que avaliam o driver de bom exemplo – e a jogadora de futebol Marta Silva – destaque nos atributos de confiança –, são outras duas mulheres atletas que aparecem muito bem colocadas no ranking geral da pesquisa.

Uma curiosidade foi o notável crescimento da influência de Anitta, que passou da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar neste ano. Entre as mulheres entrevistadas, a cantora ocupa a 10ª posição, mas não figura entre os 30 nomes mais influentes para os homens. A melhora na posição no ranking geral da cantora é especialmente impulsionada por atributos ligados aos drivers de modernidade e forte conexão com o público jovem. 

“A influência de Anitta não se destaca apenas por suas conquistas individuais, mas também pela habilidade de inspirar e estabelecer conexões autênticas com o público. A diversidade nas trajetórias e histórias dessas personalidades reflete uma nova era de influência, onde a autenticidade e o impacto social ganham cada vez mais importância”, ressalta Mariana Andrade, gerente sênior da Ipsos e responsável pela pesquisa.

A ascensão dos influenciadores digitais também é destaque do ranking. Nomes como os atores e comediantes Rafael Portugal, Fábio Porchat e o influenciador Iberê Tenório, único homem no top 10 do estudo, se sobressaem nos atributos dos drivers de carisma e conexão com o público jovem.


Um novo olhar para a influência: celebridades trocam beleza por autenticidade em 2024

Em 2024, o conceito de influência no Brasil passou por uma transformação significativa e revela uma mudança no perfil das figuras públicas mais influentes, com a autenticidade e a confiança substituindo a valorização da beleza, que predominava em 2023. Esse deslocamento nas preferências do público destaca uma nova valorização de atributos como credibilidade e transparência.

A crescente saturação de informações e a demanda por autenticidade nas redes sociais moldam a percepção das figuras públicas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando celebridades que demonstram valores genuínos, engajam-se em causas sociais e mantêm uma conexão verdadeira com suas audiências. Neste contexto, confiança e credibilidade emergem como características essenciais para as personalidades influentes em 2024.

Outros atributos que se destacam incluem a autenticidade, com a valorização de figuras que mostram sua verdadeira essência sem filtros, e o engajamento em questões sociais e ambientais. A diversidade e a inclusão também são cada vez mais relevantes, refletindo o desejo por uma representação mais ampla e inclusiva. Além disso, a preferência por hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado influencia a escolha das celebridades, vistas como modelos de comportamento positivo.

“Para as marcas, a evolução no perfil das figuras influentes representa uma oportunidade estratégica para as marcas. Ao se alinharem com personalidades que compartilham valores autênticos e estabelecem conexões genuínas com o público, as empresas podem criar campanhas mais impactantes e relevantes. Adaptar-se a essas novas dinâmicas é fundamental para construir relacionamentos mais profundos e eficazes com os consumidores”, explica Mariana Andrade.


O papel da mídia social

A pesquisa evidencia a importância das redes sociais na definição da influência. Plataformas como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook superaram a televisão como principais fontes de informação sobre celebridades, transformando como a fama é construída e consumida. Em 2017, 46% das pessoas usava a televisão aberta como veículo para se informar sobre celebridades, era o 3º principal canal. Hoje, a TV ocupa a 5ª posição entre os meios mais usados para seguir celebridades, atrás de redes como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

“Comparando as métricas das celebridades de 2024 com o ranking de 2021, observamos que a porcentagem de atores e atrizes entre os 30 mais influentes caiu 40%, enquanto a quantidade de influenciadores cresceu na mesma proporção. Além disso, o impacto do contexto é evidente, com os atletas ganhando destaque e representando 17% das celebridades mais influentes em 2024. O estudo MIC vai além de um simples ranking, oferecendo insights valiosos para as empresas que buscam parcerias com celebridades. A escolha de um porta-voz deve considerar não apenas o score de influência, mas também a compatibilidade com a marca, a credibilidade e a capacidade de transmitir mensagens de forma autêntica”, comenta a gerente da Ipsos.


Sobre a pesquisa

A pesquisa “Most Influential Celebrities (MIC)” é um estudo pioneiro no Brasil que analisa a influência de celebridades e influenciadores digitais em diferentes atributos de imagem  e seus respectivos alinhamentos como porta-vozes de marcas. Na onda de 2024, foram realizadas 2000 entrevistas on-line, avaliando 200 celebridades, em 40 atributos, subdivididos em nove drivers de influência. A margem de erro é de 2 p.p.



Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.



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