Campanha “Respeito Na Medida” estimula o debate e a reflexão sobre nomes de doces tradicionais, como nega maluca ou espera marido, que ofendem as mulheres
Maria mole, espera marido, teta de nega, bolo nega maluca. Quem nunca se deparou com esses doces tradicionais, que lembram a infância dos brasileiros? Pois a nova campanha do Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos no Brasil, chama a atenção para esses nomes, que têm um viés preconceituoso, e promove um debate sobre eles, convidando os consumidores para contribuírem com novas sugestões para rebatizar as receitas.
Com o mote “Respeito Na Medida”, a campanha busca trazer visibilidade para o tema e disponibiliza uma votação online para que as receitas sejam rebatizadas, ganhando novas identidades. O filme da nova campanha já traz algumas sugestões dadas por crianças, que reagem aos nomes dos doces e estranham as denominações. O vídeo mostra um experimento feito com crianças e adultos, em que, a partir das percepções das crianças em relação aos doces, os nomes das receitas são questionados.
“A partir da perspectiva infantil apresentada no filme, trazemos a reflexão sobre como estamos condicionados a reproduzir pensamentos e comportamentos sem muita atenção ou tom crítico.
Com a campanha, nossa ideia é fazer as pessoas refletirem sobre esses nomes de receitas que parecem tradicionais e inofensivos, mas que acabam ofendendo as mulheres”, diz Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
Além do apoio popular para rebatizar os nomes dos doces via votação no site, a campanha também vai realizar um trabalho para conscientizar padarias a alterarem voluntariamente a denominação de suas receitas e exibir os materiais informativos sobre a iniciativas em seus pontos de venda.
A campanha vai, ainda, reverter cada voto recebido no site em uma doação de R$ 1,00 direcionado para a ONG Mãos de Maria. O projeto, que cresceu dentro da comunidade de Paraisópolis e já atendeu a mais de 4 mil mulheres, hoje é um negócio de impacto social no ramo alimentício e traz um espaço de fala para a população feminina em situação de vulnerabilidade social, promovendo autonomia econômica e capacitação profissional.
Para ajudar a rebatizar as receitas e sugerir novos nomes, basta acessar o site. Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 44 unidades industriais, operações em 13 países e o compromisso de 19.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2021/2022, o Grupo obteve um faturamento de € 5,1 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
Comments